11 de agosto de 2011

Primeiro Jornal

O primeiro dia, ou pelo menos os primeiros raios de sol, na Covilhã…

Este domingo, os meus olhos abrem-se num quarto do Hotel Santa Eufémia. Tudo bem: estou na Covilhã e só tenho que procurar a residência. Eu vou calmamente tomar o pequeno-almoço na cave. Como não pude comer na véspera, é um real alívio. O meu estômago não é bastante grande para todas estas coisas bonitas. Estou frustrado.
Depois, saio do Hotel e tento procurar a residência, outra vez. No telefone, a Patrícia indica-me que tenho que virar à esquerda na fonte e que depois vou ver um edifício cor-de-rosa… Finalmente, chego à residência. Outro alívio.
Encontro alguns dos meus futuros colegas, vou pela primeira vez ao supermercado. Quando volto, vejo a sombra do meu companheiro de quarto. Ele chama-se Giacomo e é italiano. Depois preparo o jantar, não é muito bom porque a massa não está bastante cozida. No final deito-me às 11 e meia.
Assim começou este mês de Agosto 2011 para mim.

Adrian Bonte

_________________________________________


Estamos hospedados no dormitório SASUBI. Levantamo-nos às sete horas da manhã, tomamos o pequeno-almoço (habitualmente nós bebemos um copo de café com leite e comemos uma torrada).
Nós saímos da residência às 9 horas e vamos para a Universidade, para estudar português. Às 11 horas temos um intervalo para tomar um café e comer um bolo. Acabamos aulas às 13 horas e vamos à cantina para almoçar, nos comemos peixe com batatas fritas. Depois do almoço fazemos sempre os trabalhos para casa. Às 16 horas vamos às compras, jantamos e encontramo-nos com os amigos às 20 horas e visitamos a Covilhã. A Covilhã é uma cidade bonita. Às vezes lemos um livro e vamos dormir.

Joanna Bachmatiuk
Kamila Wysoczańska

__________________________________________________



A vida dos estudantes de língua portuguesa na Covilhã

A manhã na Covilhã começa com o som do despertador do professor Ogawa às 6 h. Os outros estudantes do curso de língua portuguesa levantam-se depois das 8 h. Alguém toma duche. Quando estão vestidos tomam o pequeno-almoço.
Os italianos e os espanhóis são os mais lentos: eles comem com calma e bebem muito café. Depois eles estão atrasados para ir às aulas do Português na universidade.
Os outros estudantes são mais rápidos e são pontuais na universidade.
Os professores, que se chamam Rita e Filipe, iniciam as aulas às 9.30 h. A meio da manhã todos os estudantes e professores vão ao bar da universidade onde comem muitos bolos.
Depois eles regressam às salas de aula.
Às 13h os estudantes vão à cantina para almoçar. Os estudantes dos países de Leste almoçam muito rapidamente. Outros costumam chegar da cantina no último momento.
À tarde os estudantes têm tempo livre excepto à quinta-feira quando eles têm aulas. Nos outros dias podem visitar a Covilhã ou ir à piscina ou também dormir uma soneca. Mais tarde eles vão fazer compras para o jantar.
Todos os estudantes jantam a horas diferentes.
À noite os mais preguiçosos deitam-se cedo, os outros costumam ir à discoteca ou beber umas cervejas perto da residência.
Às 5 horas da manhã todos os estudantes ressonam nas suas camas.

Anna Cavallero
Giacomo Bonato

______________________________________________


Chamo-me Anna, sou húngara e já falo inglês, francês e italiano mas ainda não português, então tenho aulas de português todos os dias. Agora moro na Covilhã, esta é uma cidade muito linda. Todas manhãs, levanto-me às 9:00, porque as aulas começam às 9:20. A universidade é perto, só 10 minutos a pé. Depois a professora Rita dá-nos chupa-chupas.
Almoçamos na cantina às 12:30, depois cantamos todos No rasto de sol, é uma canção muito feliz.
À noite tentamos estar 30 pessoas na cozinha ao mesmo tempo, porque a cozinha é o lugar mais social, mas a cozinha é muito pequena. Vamos dormir muito tarde e todos dizem boa noite no chat do facebook, naturalmente em português. :D

Anna Német


___________________________________________


QUARTO COM VISTA…
Todos os dias eu posso ver esta maravilha da janela do meu quarto.
Onde estou?... Obviamente na Covilhã.
Esta cidade é perto da Serra de Estrela, rica em montanhas e rios. Era a terra de pastores: os montes são importantes pela transumância dos rebanhos em função do clima à procura dos pastos frescos. Portanto a Covilhã é importante pelo comércio de lã. Então o nome deriva de “a cova da lã”.
Agora, eu sou estudante de Português na Universidade da Beira Interior (UBI) junto com outros estudantes estrangeiros.
Nós moramos na residência perto da Universidade onde vamos ao curso de língua. Normalmente nós temos aulas de manhã às 9:20 horas. Antes de ir para lá, eu tomo o pequeno-almoço no bar da Universidade: eu bebo uma bica e como um bolo. Durante a tarde temos actividades: esta semana nós visitámos o museu de lanifícios e a cidade.
O museu é muito interessante, é no edifício da UBI, onde uma vez estava a Real Fábrica de Panos, importante pela tintura orgânica de fibras têxteis com a cochonilha para tingir o escarlate, por exemplo.
A cidade é também agradável. Eu gosto muito das casas que têm estendais de roupas e as ruas que são estreitas, mas mais íngremes para mim!
Depois das actividades, voltamos para a residência. Às 20 horas eu preparo o jantar na cozinha da residência, normalmente eu janto a alface com queijo e às vezes eu vou beber uma cerveja com os meus colegas a um bar na Covilhã.

Daniela Gasperi

_____________________________________

O nosso décimo dia
No sábado, levantamo-nos  às 11, tomamos o café da manha, e preparamos as coisas para um piquenique. Às 13:15 saímos do dormitório e vamos para o autocarro. Durante o piquenique, comemos frango e bebemos cerveja.
Depois jogamos futebol e voleibol. Às 17 horas, voltamos para o dormitório, descansamos por duas horas, e depois fomos às compras. À noite nós comemos o jantar. Às 23:30 nós encontramo-nos com a Patrícia na residência, e depois vamos para o bar onde bebemos cerveja e jogamos matraquilhos e bilhar. À 1:45 vamos a uma discoteca, que se chama
"Fabrica 51". Nós regressamos à residência às 5 da manha. Tomamos um banho e deitamo-nos.

Maciek Kuśmierczuk
Paweł Bujalski

________________________________________

Como é o meu dia.

Olá! Eu chamo-me Kristýna, sou estudante e sou Checa. Eu tenho vinte e quatro anos. Eu estudo economia. Eu sou aluna erasmus na Covilhã, na Universidade da Beira Interior. Eu vivo na residência universitária.
Eu acordo às 8 horas. Eu como o pequeno-almoço e bebo chá. Às 9 horas eu vou para a escola. Às 9:20 nós começamos o curso. Às 11 horas nós temos intervalo e eu bebo um galão no bar. Nós acabamos às 13 horas e, então, eu almoço. Eu como peixe ou carne. Depois nós temos atividades. Nós vamos à piscina ou fazer piqueniques. Embora eu não tenha comida eu vou ao supermercado. Na residência eu cozinho o jantar. À noite eu faço as tarefas escolares. Depois eu tomo um banho com e vou dormir.

Kristýna

_________________________________________

Um dia na Covilhã

Na Covilhã, nós levantamo-nos às nove horas. Tomamos um duche, vestimo-nos e tomamos o pequeno-almoço; leite, bolachas e sumo de laranja.
As aulas começam às nove e vinte, mas normalmente nós chegamos mais tarde (somos espanhóis).
Nas aulas, nós aprendemos a língua portuguesa com a Rita, a nossa professora. O português é uma língua estranha, mas romântica e feliz.
Fazemos um intervalo entre as onze e as onze e quinze, mas nós chegamos às onze e meia, porque comemos muitos bolos de arroz no bar da universidade.
Saímos das aulas às 13:00 horas, e vamos à cantina e almoçamos sopa, peixe ou carne, e de sobremesa fruta ou leite-creme.
Depois da sobremesa não temos tempo para fazer nada, e os espanhóis não gostam da pressa. À tarde, a Patrícia organiza sempre alguma actividade, como visitar Covilhã com um sol insuportável, ver o museu de Lanifícios com o estômago cheio...
À noite, depois de jantar, tomamos uma cerveja e deitamo-nos cedo, mais ou menos à uma hora.

Daniel Longo Gallardo
Raúl Benito Gavilán
Lorena Sánchez Corral
Clara Carrasco Hernández
Emma Laso Alonso

_______________________________________




O nosso sábado na Covilhã

Nós levantamo-nos às 10 horas. Depois tomamos um duche e vestimo-nos para um dia de muito calor.
Normalmente ao pequeno-almoço comemos uma sandes mista, uns cereais com leite ou umas torradas com manteiga. Bebemos um galão, um chá verde ou sumo de laranja.
Normalmente ao sábado às 11 horas nós compramos os legumes e as frutas naturais no Mercado Municipal. Naquele lugar podemos comprar: alface, pimento, alho e  batata. Também podemos comprar queijo, carne, peixe e muitas frutas diferentes. As coisas são baratas.
Depois passeamos na cidade e tiramos fotos da Covilhã linda.
Às duas da tarde nós voltamos para a residência para almoçar. Às vezes vemos um filme e às vezes jogamos às cartas. Cozinhamos sempre o jantar juntos, a comida portuguesa.
Às dez da noite saímos e bebemos cervejas. Depois vamos à discoteca para dançar. Voltamos para a residência às 6 horas da manhã.

Mari-Anna Lepasson
Eva Kukoli
Joanna Szymanska

_______________________________________



 Olá! Chamo-me Kazuki Sato. Hoje, apresento o meu dia.
Para começar, acordo às oito horas e lavo sempre o rosto. Faço o pequeno-almoço, pão com queijo e tomate e leite. Vou para a universidade para estudar português na aula e a professora a Rita. A Rita fala sempre “praticar! praticar! praticar! É muito importante!” Eu penso que é certo. Depois vou para a cantina e almoço. Gosto do peixe, mas não gosto da carne assado da cantina porque a carne é muito dura. Queria mudar a carne da cantina. Depois vou para a residência, costumo usar o meu computador ou ouço música. São oito horas, vou à sala do professoro Hino para estudar português outra vez. Depois deito-me à uma hora e às duas horas.
Estudar português é difícil e mesmo muito fixe.

Kazuki Sato

_______________________________________



Um dia na Covilhã

Normalmente levantamo-nos às oito horas. Depois tomamos um duche e vestimo-nos, nós comemos o pequeno-almoço juntas. Ao pequeno-almoço nós comemos cerais com leite e bebemos sumo. Mais tarde vamos para a Universidade e nós estudamos português intensivo. Durante o intervalo nós comemos sandes e falamos. Depois nós estudamos mais.
A seguir, para o almoço vamos à cantina. Ao almoço nós comemos
carne ou peixe, sopa, salada e fruta, e bebemos água ou sumo de laranja sem gás.
À tarde nós fazemos excursões. Depois nós vamos ao Continente e regressamos. Jantamos frango com batatas fritas e não bebemos vinho porque está proibido na residência. Depois do jantar, nós bebemos vinhos portugueses deliciosos e divertimo-nos. E, no dia seguinte, nos lembrávamo-nos como nos deitámos.

Magda e Margit

________________________________________



Eu levanto-me às oito horas.
Tomo o pequeno-almoço depois de lavar o rosto.
Ao pequeno-almoço eu como chocolate.
Gosto muito do chocolate.
Eu saio da Residência às nove.
Vou para a universidade a pé.
Assisto às aulas de português da professora Rita.
Depois das aulas, almoço na cantina e vou ao Serra Shopping.
Eu janto às vinte horas.
Estudo português no apartamento do professor Hiroshi.
Eu deito-me à uma hora.

Mizuki Kumagai

____________________________________


Um dos meus dias na Covilhã

Eu levanto-me muito cedo por volta das 6 horas. Porquê tão cedo? Porque costumo levantar-me também no Japão para ir trabalhar cedo e aqui devo ler a primeira prova da minha tradução. Estou a traduzir um livro histórico escrito por um escritor francês chamado Alain Corbin. É um livro sobre a historia da sexualidade no século XIX. Tenho de acabar de ler durante a minha estadia na Covihã.
Depois de tomar um duche, tomo pequeno-almoço. Como cereais, maçãs, bananas. E saio da residência às 8:50. Chego à faculdade às 9:10. Eu sou quase sempre o primeiro a chegar à sala de aula. Espero pelos outros alunos, faço a recapitulação da lição anterior. É um momento calmo e feliz.
As aulas dadas por Ana Rita são muito interessantes e também muito proveitosas, porque eu também ensino francês e italiano numas faculdades e procuro sempre os melhores métodos. O mais difícil para mim é atrair a atenção dos alunos. As aulas de Ana são muito úteis e dão-me muitas dicas.
Depois da aula, almoço na cantina. O almoço é mais ou menos comestível. Depois disso, trabalho de novo. E saio da residência e vou a um hipermercado chamado SERRA-SHOPPING para fazer compras. É um hipermercado muito grande. De vez em quando é difícil saber onde ficam os artigos procurados.
Depois das compras, preparo o jantar para 3 alunos e 2 professores (incluindo eu). Faço sempre esparguete, mas cada vez diferente. Eis uma fotografia do jantar. Aqui sou também cozinheiro (mas só da cozinha italiana). Deito-me às 23 horas como fazem todos os velhos.

Naoya OGAWA

_______________________________________

A nossa primeira sexta-feira na Covilhã

Na sexta-feira nós levantamo-nos às 8:30 e depois do pequeno-almoço vamos para as aulas.
Fazemos o primeiro mini-teste de Português, de tarde vamos relaxar para a piscina.
 À noite nos preparamo-nos para a primeira noite na Covilhã. Todos os alunos Erasmus se encontram por volta da meia-noite em frente à residência e, juntos, vamos para o primeiro no bar. Depois de algumas bebidas fomos para a discoteca.
Para nós foi estranho, a discoteca começa entre 2 e 3 horas, enquanto na Polónia e Eslovénia começa mais cedo. No entanto, foi tão bom que esperamos repetir em breve.

Monika e Julija     
           

__________________________________________

Eu levanto-me às sete horas e meia.
Eu tomo o pequeno-almoço.
Eu vou à universidade às nove horas e meia.
Eu assisto às aulas de português da professora Rita.
Eu almoço sempre na cantina.
Eu volto à residência.
Eu como um pastel de nata.
Gosto muito de doces portugueses.
Eu estudo português.
Eu janto.
Eu tomo um duche.
Eu deito-me às duas horas e meia

Sayaka Watanabe

__________________________________

O meu dia normalmente na Covilhã

Eu levanto-me às 7:30, tomo um duche, visto-me e às 8:00 eu como sandes com queijo ou fiambre. Eu tomo pequeno-almoço sempre na varanda do meu quarto, porque eu adoro o sol que nasce todos os dias de manhã. Depois da refeição eu vou ao curso de língua portuguesa. O curso dura 4 horas de manhã com um intervalo para um café e um bolo. Eu gosto muito deste intervalo, porque é a oportunidade perfeita para praticar a língua com os colegas de curso. Posteriormente vamos todos almoçar na cantina perto da residência. Ali podemos escolher entre um prato de peixe ou carne. Eu prefiro peixe porque é mais fácil para morder (eu tenho dentes muito delicados). Para além do prato do dia nos podemos comer sopa, fruta e pão. Tudo só por 2,15 euros, fantástico!
Às 15:00 nos recomeçamos curso. E mais 3 horas para aprender esta língua complicada. À tarde nós temos um intervalo também, porque é muito difícil concentrar-se. O curso é óptimo. Temos uma professora muito experiente, ela está sempre a sorrir. Acho que eu vou aprender muito.
Depois do curso nós voltamos para a residência. Eu como alguma coisa e descontraio com o computador. Às vezes eu e o Raul cantamos Flamenco antes de nós sairmos para a festa ou para um bar. À noite eu e os meus amigos vamos beber. Quando eu volto para casa eu faço o meu trabalho de casa e deito-me tarde.
Aos fins-de-semana eu relaxo e durmo muito. Este tempo é bom para limpar o quarto, lavar as roupas e jogar futebol. Às sextas e sábados nós vamos sempre para uma discoteca para nos divertirmos.

Roberto Alessandro Zalewski

____________________________________ 






Um dia na Covilhã

Cada momento do dia tem um charme especial. Promessa de um dia maravilhoso começa com um galão e com um bolo delicioso, que se chama pastel de nata. A melhor maneira é servi-los na varanda para que possa admirar a cidade, cercada por montanhas. Temos a sorte de ter uma vista maravilhosa de toda a cidade, ou pelo menos eu penso assim.
Os cursos de português vão muito rapidamente e, não só descobri a língua portuguesa como também que ela é igualmente a cultura. Obrigada à Rita e ao Filipe!
As noites em que não temos curso são reservadas para caminhar nas ruas pavimentadas da cidade velha.
Eu tento perder-me na cidade, pensando que é uma maneira de descobrir o ritmo da cidade e descobrir os segredos e espero que não vai demorar muito tempo até que eu possa entender o que as pessoas estão a falar ao meu redor.
A Covilhã parece uma cidade esculpida em pedra, as ruas estreitas tornam muito convidativo e faz-me sentir como se eu tomo parte na vida da cidade.
A noite é um momento especial porque nós reunimos todas as histórias e não nunca termina.
Hoje, porque eu queria ter a história sobre a minha vida em Covilhã, eu saí para a cidade com o meu primeiro amigo da Covilhã e foi uma experiência divertida. Chegámos a um lugar onde o meu guia não soube onde estávamos, mas eu soube. Assim, apenas após uma semana eu fui a guia num local.

E o que se passa à noite é outra história!

Sorina-Camelia

______________________________________

O Meu dia - sexta 5.8.2011

Na sexta-feira eu levanto-me às 6 horas. Depois eu pratico desporto durante uma hora. Tomo um duche, no chuveiro. Eu, de manhã, como pao e frutas. Depois eu vou à escola para aprender Português. O nosso professor é bom. Depois vou almoçar. Para o almoco eu tenho peixe e sopa e uma pera.
Depois do almoço vou para a piscina. Volto para a residência para jantar. Eu deito-me as 23 horas.

Petr Blaho



________________________________________

 Sexta-feira na Covilhã

Eu acordo às 8 horas de manha. Levanto-me às 8.30 horas. Ao pequeno-almoço eu como duas torradas com marmelada e bebo sumo de laranja. Depois, eu tomo um duche e escovo os dentes. Às 9 horas eu vou para as aulas de português. Lá, aprendo português durante quatro horas. Depois, saímos para o almoço. Eu como peixe e arroz e bebo sumo de laranja. Depois, vamos para a piscina e nós divertimo-nos com os amigos. À tarde jogamos futebol.  À noite, todos vamos sair. Na festa bebemos cervejas e vinho e dançamos. Eu deito-me muito tarde.  Estou cansado, mas feliz.

Timotz, Lukas, Dora

__________________________________________________________


Um dia na Covilhã

Eu levanto-me mais ou menos às 8.30 horas da manhã. Eu vou à cozinha para preparar um café pingado escuro. Às 9 horas eu dirijo-me à Universidade para as aulas com a Rita. Às 13 eu e os amigos vamos para a cantina para almoçar. Depois nós temos outras aulas então nós voltamos para a Universidade por mais 3 horas.
Depois, com amigos, vamos a beber uma cerveja no café em frente à Universidade e às vezes, se é necessário, nós vamos às compras.
Nós jantamos e nós fazemos os trabalhos para casa e estudamos português.
O mais importante na programação diária é a celebração. Nós geralmente vamos à cidade mais ou menos às 23 horas e nós festejamos até às 4h.
Às 4.30 eu deito-me e durmo muito bem porque estou muito cansado.

Umberto C.U. Negrini

_______________________________________________________



Na Covilhã

Na Covilhã normalmente levanto-me entre as 7:30 e as 8:15. Tomo um duche e bebo um chá sem açúcar na residência. Não tomo o pequeno-almoço porque normalmente não estou cheia de fome de manhã. Tenho as aulas de português às 9:20 todos os dias. Estudo Português na Universidade da Beira Interior com outros estudantes estrangeiros. Todos os dias almoço na cantina às 13 horas. Como o peixe com batatas ou com arroz, também como a sopa e bebo o sumo. As comidas Portuguesas são muito saborosas. Depois do almoço chego à residência ou vou para a universidade para estudar. Depois das aulas vou para a residência ou ao supermercado. Quando não tenho aulas à tarde visito a cidade com os meus colegas. Chego à residência entre as 18 e as 20 horas. Janto na residência e estudo Português. Talvez depois do jantar vou com os outros estudantes à cidade para dançar. Deito-me tarde todos os dias.


Vaida